Matérias

30 janeiro, 2007

Mas o que que significa "dó, ré, mi, fá", hein??

Você sabe quem deu nome às notas musicais?? Aquelas "dó, ré, mi..."? Um monge! Sim, um monge deu nomes às notas. Ele se chamava Guido D'Arezzo (que viveu entre os anos de 995 a 1050) e morava na Itália. Mas atenção: ele só deu nome às seis primeiras notas (são sete no total): dó, ré, mi, fá, sol e lá.
Elas são as sílabas iniciais dos versos de um hino latino a São João Batista. Olha como era o hino:

"Ut queant laxis
Resonare fibris
Miria gestorum
Famuli tuorum
Solve polluti
Labii reatum
Sancte Iohnnes"

E olha o que ele significa:

"Ó São João, purifica
os nossos lábios maculados
a fim de que possamos
celebrar, plenamente,
os teus feitos maravilhosos"

O quê? A primeira sílabada não é dó? É sim! Ela realmente era "ut", mas, no século 18, as pessoas mudaram seu nome para "dó" porque acharam mais sonoro, mais "gostoso" para ser ouvida, melhor para ser cantada.
Você deve também se perguntar: "mas cadê o 'si'??" O "si"(a sétima nota) só foi acrescentado às outras notas lá pelo século 17, quando juntaram o "s" de "Sancte" e o "i" de "Iohnnes" (do último verso!)

Você sabia? Agora sabe! Aêêê!

22 janeiro, 2007

Cidade do Sol



Quando você escuta a palavra "Natal", só consegue lembrar de festa e Papai Noel ? A partir de agora, você também vai lembrar de uma cidade linda que fica no nordeste do Brasil. Ela foi fundada no dia 25 de dezembro de 1599, dia de Natal, por isso recebeu esse nome. Ela conhecida como a "Cidade do Sol", porque, por lá, tem mais Sol do que chuva durante a maior parte do ano. Ainda bem, já que Natal é rodeada de praias lindas, como a praia de Genipabu e a praia da Pipa. Além disso, tem um monte de dunas (montanhas de areia) onde a gente pode se divertir pra valer, pode rolar, escorregar e andar de carro por cima das montanhas com "muita ou pouca emoção". Ah, sabe o que tem mais? O maior cajueiro (árvore de caju) do mundo, você precisa ver, é gigante mesmo!

17 janeiro, 2007

Cidade Maravilhosa



Se alguém lhe perguntasse “qual é a cidade mais bonita do mundo”, o que você falaria? Existe um montão de gente que diria “Rio de Janeiro, é claro”. Não podemos ter certeza se isso é verdade, já que o Brasil e o mundo são cheios de cidades muito bonitas. Mas que o Rio de Janeiro é uma cidade maravilhosa, ah, isso é!
O Rio de Janeiro é a capital de um estado que se chama Rio de Janeiro também. Ele fica no sudeste do Brasil, pertinho dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo.
O estado do Rio de Janeiro foi descoberto em 1º de janeiro de 1502 por navegadores portugueses, mas a cidade só foi criada em 1565 por Estácio de Sá e, naquela época, ela era chamada de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Ela era a capital do nosso país, antes de Brasília. O Rio é rodeado de praias e montanhas. A praia mais conhecida é Copacabana. Ixi, tanta gente já fez música sobre ela.
Tem também o “Cristo Redentor”, uma estátua gigante de Cristo com os braços abertos, dá pra acreditar? Ah, faltou falar do “Pão de Açúcar”, é onde a gente pode passear no bondinho, uma espécie de carrinho que fica pendurado e nos leva de uma montanha a outra, dá pra ver a cidade inteira lá de cima. Muito maneiro, né?!?

11 janeiro, 2007

Espelho meu, existe alguém mais bonito do que eu?



Não. Você é único e bonito da forma que é, sendo menino ou menina! Ainda bem que somos diferentes, não é mesmo? Mas, como podemos saber disso?
Cada parte do nosso corpo tem um nome e serve pra alguma coisa! Os meninos têm pênis e as meninas têm vagina (mas você já devia saber disso, né?). São esses os órgãos que definem se somos homens ou mulheres (e como eles são sensíveis!).

Quando chega a puberdade (fase em que o corpo da criança se prepara para se tornar um adulto), os meninos passam a ejacular e as meninas passam a menstruar. Ou seja, é a fase em que as pessoas já podem se reproduzir (ter filhos) e ela varia de pessoa pra pessoa (em umas demoram mais em outras, menos.
Cada um tem um corpo e um jeito diferente de ser; pode ser o tamanho, o peso, a cor dos olhos, a timidez, a vaidade, entre outras coisas. Então devemos, desde cedo, respeitar todas essas diferenças. Devemos gostar muito do nosso corpo!

Também devemos entender que o valor de uma pessoa não é medido por sua aparência. A pessoa pode ser negra, branca, magra, gorda, tanto faz. O importante são seus valores como honestidade, solidariedade, bom caráter, sinceridade... Ah, e não precisamos ser que nem as pessoas da televisão, hein?!

Nossas emoções também mudam! Elas também se desenvolvem, passam por mudnaças. E perto de nossa família e dos nossos amigos, aprendemos a conviver, o que pode ser um pouco difícil no início, mas depois percebemos que é horrível ser um chato ranzinza, que briga com todo mundo! É em sociedade que vamos melhorando o nosso jeito, a nossa imagem e a nossa auto-estima.

Fique ligado! Pro nosso corpo e nossa mente serem bonitos, eles precisam ser saudáveis. Como? Cuidando da nossa alimentação, indo ao médico, praticando exercícios físicos regularmente e lendo um livro bem legal! (Veja na parte em que damos dicas! link)

Manda vê, galera!

09 janeiro, 2007

Que Droga!!!!



Você, com certeza, já ouviu alguém mais velho falando por aí "Droga é uma Droga", ou já assistiu àqueles comerciais na tv, dizendo "Não use Drogas". Mas, afinal, que Droga é essa que essa galera tanto fala?

Drogas são substâncias químicas, naturais (produzidas pela natureza) ou sintéticas (produzidas pelo homem), que causam mudanças em nossa mente e em nosso corpo quando as usamos. Elas fazem com que fiquemos dependentes, pois, quanto mais usamos, mais queremos, e isso nos faz muito mal.

Então, se alguém chegar lhe oferecendo esse tipo de substância, pode crer que essa pessoa não é um amigo, é melhor se afastar.

Infelizmente, por falta de informação, alguns jovens acabam experimentando drogas - como a maconha, o crack, a cocaína e o ecstasy - e, mesmo querendo, não conseguem mais parar, viram viciados que, muitas vezes, acabam roubando ou até matando a fim de conseguir dinheiro para comprar as drogas, levando sofrimento a muitas pessoas, inclusive à própria família.

No começo, a droga pode nos deixar bem alegres e soltos, mas, depois, ela faz muito mal, nos tornando tristes, fracos e chega a matar. Por isso, o melhor mesmo é nem experimentarmos, porque existem outras coisas que nos fazem alegres, como brincar, escutar música, passear, fazer novas amizades etc.

Converse com seus pais ou com a sua professora sobre as drogas, pergunte o que eles pensam disso, como agir se alguém vier lhe oferecer e também informe os seus amigos sobre o assunto.